Confira abaixo todos os exames realizados na clínica
O exame citopatológico é o método de rastreamento do câncer do colo do útero, indicado para a população alvo de 25 a 64 anos, a cada três anos, após dois exames anuais consecutivos normais (INCA, 2016; 2021). Essas recomendações visam garantir o balanço favorável entre riscos e benefícios do rastreamento.
A colposcopia é um exame ginecológico realizado para avaliar o trato genital inferior feminino. Por meio dele, o médico ginecologista consegue visualizar a vulva, a vagina, o colo do útero e a região perianal em busca de lesões que não são identificadas a olho nu.
O ecodoppler venoso de membros inferiores é um exame de imagem realizado através de um aparelho de ultrassom, associado ao estudo dopplerfluxométrico (ou somente doppler). É um exame utilizado principalmente para investigar a causa de inchaços e dores persistentes nas pernas, comumente associados às varizes.
A Ecografia geral, também conhecida como Ultrassonografia, é um procedimento seguro e indolor que produz imagens do interior do corpo através de ondas sonoras. Durante o exame é utilizado um pequeno transdutor (sonda) e gel colocado diretamente sobre a pele.
A sigla ECG de repouso é usada para descrever um exame realizado pelo cardiologista, chamado eletrocardiograma de repouso. De repouso significa parado, deitado, descansado, sem se movimentar para que o exame tenha sua plena efetividade na detecção de doenças cardíacas.
Eletroencefalograma (EEG) ou eletroencefalografia é um exame que permite o estudo do registro gráfico das correntes elétricas espontâneas emitidas no cérebro. Esse procedimento funciona a partir de eletrodos aplicados no couro cabeludo, na superfície encefálica ou até mesmo dentro da substância encefálica.
Exame laboratorial é o conjunto de exames e testes realizados em laboratórios de análises clínicas visando um diagnóstico ou confirmação de uma patologia ou para um check-up.
O Holter 24h é um tipo de eletrocardiograma, exame que reproduz graficamente a atividade elétrica do coração em funcionamento. A especificidade é que, ao invés de permanecer deitado em uma maca durante alguns minutos, o paciente leva o aparelho para a casa e o utiliza durante um dia inteiro.
MAPA é uma sigla para Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial. Isso significa que o exame é uma forma de aferir a pressão arterial de um paciente, para monitorar oscilações e picos que podem indicar hipertensão.
A eletroneuromiografia (ENMG) é um exame que avalia o funcionamento dos nervos periféricos e dos músculos, combinando a eletroneurografia, que mede a velocidade de condução dos nervos usando estímulos elétricos na pele, e a eletromiografia, que analisa a atividade elétrica dos músculos com uma pequena agulha. É indicada para diagnosticar neuropatias, radiculopatias, doenças neuromusculares e miopatias. Embora possa causar algum desconforto, é essencial para identificar problemas neurológicos e musculares, ajudando no planejamento do tratamento adequado.
A espirometria é um exame que avalia a função pulmonar, medindo o volume e a velocidade do ar que uma pessoa consegue expirar após uma inspiração profunda. Durante o exame, o paciente assopra com força em um aparelho chamado espirômetro, que registra diversas variáveis, como a capacidade vital forçada (CVF) e o volume expiratório forçado no primeiro segundo (VEF1). Esses dados ajudam a diagnosticar e monitorar doenças respiratórias como asma, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e fibrose pulmonar. A espirometria é simples, não invasiva e essencial para avaliar a saúde respiratória e orientar o tratamento adequado.